Ens. Fundamental I

O Fundamental I, turmas da primeira fase é uma etapa importante na vida escolar, pois durante esses anos, a criança aperfeiçoará todo o processo de aprendizagem adquirido na Educação Infantil, nos seus primeiros anos escolares como também ampliará o conhecimento desenvolvendo a leitura, a escrita e os cálculos matemáticos. Nessas turmas, há um trabalho em equipe com incentivos de projetos que auxiliam nossos alunos a participar de atividades entrelaçando realidades do cotidiano, onde diferentes formas de expressão cultural são estudadas e respeitadas, levando em conta o conhecimento prévio da criança e sua influência na vida social envolvendo as famílias nas atividades desenvolvidas na unidade escolar.

Já nessa fase, o ensino de uma língua estrangeira é trabalhado com aulas de Inglês com leituras bilíngues. Trabalham-se também sinopses de filmes e os alunos dividem as traduções que desenvolveram. A língua também é trabalhada pela fala, os alunos criam pequenos diálogos a fim de que o Inglês seja exercitado. As aulas de robótica tamébm trazem um diferencial e tanto para nossa Escola, pois trabalham  uma série de procedimentos para que um robô seja capaz de executar um conjunto de instruções, sendo um método de ensino que incentiva o aluno a construir os próprios conhecimentos por meio da realização de uma ação. Nela, são mesclados materiais não estruturados, como sucatas, ou são usados kits de montagem.

Nas aulas de Educação Física, disciplina muito importante, a coordenação motora, a interação social, o respeito e a parte esportiva são ensinados com muita criatividade.

Os valores morais, civis e espirituais são ensinados de forma lúdica, com jogos, brincadeiras, filmes, teatros nas aulas de Ética.

Quanto à arte na sua definição mais ampla é estimulada no dia a dia com teatros, pinturas, desenhos, confecções de material didático onde o aluno é o autor principal, além do conhecimento histórico através da arte.

Também nessa fase, dá-se muita ênfase à escrita, por isso a produção de texto é trabalhada e incentivada sempre.

A Escola entende que a interpretação matemática é algo que o aluno tem que aprender e desenvolver na base, por isso, em todas as turmas, a matemática é trazida para o cotidiano e  nas turmas do 5º ano as aulas  são ministradas por um professor da área.