A Escola

A Escola de Educação Básica Monsenhor José de Souza Santos é dirigida pela professora e psicopedagoga Joelma Macêdo, com coerência e comprometimento numa educação de qualidade.

Constituída dos 4 níveis de Ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio, a escola é referência no município de Tobias Barreto e regiões adjacentes apresentando como proposta à sociedade uma educação que colabora (ou contribui) na formação intelectual, social e espiritual.

A tradição e a modernidade se fazem presentes de maneira que se complementam em harmonia e que beneficiem uma formação que não apenas atenda às necessidades de nossa sociedade, mas que acima de tudo, propicie uma renovação da mesma, em todas as áreas.

É por isso, que o IBV acredita e reconhece a complexidade do processo educativo, aposta na interdisciplinaridade e no aperfeiçoamento constante da equipe, não apenas para a realização de seus alunos, mas também para a própria realização.

Proposta da Escola

A Escola IBV tem como objetivo formar realmente o aluno para a vida. Nesse campo, o trabalho da escola, dá-se em três áreas: 1- Espiritual 2- Moral 3- Intelectual

Espiritual​

No que diz respeito ao espiritual são trabalhados sempre temas de valores, a fim de que a solidariedade, a fraternidade, a paz seja impregnadas na vida de cada aluno como também na família. Todos os dias antes de iniciar às aulas, tanto pela manhã como pela tarde, no pátio da escola há alguns momentos de reflexão com músicas, teatro, mensagens e oração.

No 1º dia de aula do ano letivo de 2012, a escola apresentou aos alunos os personagens Pepê e Jotabê, criados por um italiano que tem como lema de vida a fraternidade entre os povos.

O otimismo é a força motriz que faz nunca desistirem e encontrarem sempre uma saída, independente das circunstâncias da vida.

Moral

No campo da moral a escola investe na disciplina a começar de pontos triviais, como o horário de entrada, uniforme completo, o não esquecimento do material escolar, cumprimento com os deveres sejam dos alunos como dos funcionários. O respeito pelo outro, não obstante a função que exerça na escola.

Intelectual

Já no campo intelectual, cresce a cada dia e desponta em resultados diversos como concurso de cartas dos correios, por duas vezes esteve no pódio. Em 2010 adquiriu a classificação de 1º lugar a aluna Mariele Freitas e em 3º lugar o aluno André Santos. Este ano, com a aluna Paula Virgínia, destaque em 2º lugar a nível estadual. Pontuou de forma surpreendente no ENEM, nos anos de 2010 e 2011, estando entre as 10 mais bem pontuadas do estado.

Todos os anos, mesmo tendo sempre uma única turma de 3º ano do ensino médio, aprova os alunos em diversas universidades do país e em cursos diferenciados.

Tem como proposta de ensino a produção do conhecimento, ou seja, nosso aluno é estimulado a pensar. Leitura e interpretação são fundamentais.