Fonoaudiologia Educacional

Fonoaudiologia é a ciência que tem como objeto de estudo a comunicação humana,em todas as suas dimensões. Seu campo de ação envolve o desenvolvimento, as dificuldades e o aperfeiçoamento das habilidades comunicativas.

Preocupa-se com todos os aspectos relacionados à comunicação humana, tais como: a linguagem oral e escrita, a cognição, a função auditiva, a função vestibular (equilíbrio),a fluência e articulação da fala, a voz, as funções estomatogmáticas (tais como sucção,mastigação e deglutição), os sistemas de comunicação alternativos, aumentativos ou suplementares, entre outros.

A Fonoaudiologia Educacional é uma área de especialização da Fonoaudiologia voltada ao estudo e atuação para a promoção da Educação, em todos os níveis ou modalidade de ensino.

Considerando a escola como um espaço de relações interpessoais mediadas pela linguagem, e sendo esta uma das especialidades da fonoaudiologia, o objetivo do fonoaudiólogo na escola é favorecer as condições de interlocução comunicativa, prevenindo, detectando e fornecendo orientações aos professores, pais e demais membros da equipe escolar sobre os distúrbios da comunicação.

WhatsApp Image 2019-12-09 at 08.39.24.jp

Roanne de oliveira Pereira